Home / Política / Senadores e representantes emitem declarações sobre postura do Brasil em relação a guerra iranoisraelense 

Senadores e representantes emitem declarações sobre postura do Brasil em relação a guerra iranoisraelense 

A polícia avança em prédios e veículos destruídos por ataques iranianos na cidade de Ramat Gan, Israel – Foto: REUTERS/Ronen Zyulun

O grupo parlamentar israelense-brasileiro, composto por senadores e legisladores federais, enviou uma nota de descontentamento ao governo brasileiro em relação ao ataque do Irã. O movimento é em solidariedade a Israel. 

A fonte disse: “A posição do atual governo brasileiro é que ele decidiu entrar novamente com aqueles que espalham medo, em vez de ficar firmemente do lado de um país livre e democrático”.

O memorando assinado por Carlos Viana, presidente da organização, e senador do Podemos-MG, também indica que a situação governamental do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocará em risco os residentes brasileiros e deseja deixar a zona de conflito.

De acordo com Vianna, a posição do governo brasileiro prejudicou e atrasou as negociações sobre a retirada dos seguidores brasileiros do território israelense.

O senador também alegou que o governo iraniano aumenta as tensões com Israel.

“A escalada de violência do regime iraniano é um caso agressivo de ditadura religiosa que ameaça a estabilidade e a segurança no Oriente Médio”, disse Vianna.