Foto: Marcelo Camargo/ABr
Na quarta-feira (11), o governo federal anunciou uma medida temporária (MP) que inclui um pacote de ações fiscais que mudará as regras de cobrança em muitos setores da economia.
O conselho fiscal foi formado depois de o legislativo ter forçado o governo federal a abandonar outras frentes fiscais. Segundo o Ministério das Finanças, o seu objetivo é “corrigir distorções, estabelecer princípios fiscais e manter o equilíbrio fiscal do Brasil”.
As alterações vão afetar plataformas de apostas desportivas, instituições financeiras, investidores de rendimento fixo e variável, criptomoedas e planos de previdência privada. Algumas das novas regras entrarão em vigor imediatamente, enquanto outras serão implementadas gradualmente até 2026.
Jogos de azar esportivos (jogos de azar) – A taxa de imposto sobre a renda total da plataforma aumenta de 12% para 18%. 6% do total foi alocado para o setor de saúde. Essa mudança entrará em vigor quatro meses após o anúncio do MP.
CSLL para fintech e instituições de pagamento – a taxa mínima de imposto de 9% será abolida. Como resultado dessas mudanças, todas as instituições financeiras são obrigadas a pagar pelo menos 15% de sua renda líquida como contribuição social (CSLL). O período de validade é de 4 meses.
Isenção de imposto de renda fixa – 5% de imposto de renda fixa será imposto sobre títulos recém-isentos, como LCI, LCA, CRI, CRA e títulos de incentivo emitidos após janeiro de 2026. Os documentos emitidos até aquele momento continuarão a ser publicados.
IOF para depósitos de risco – O imposto sobre esse tipo de transação de pré-pagamento comercial será reduzido para 0,0082% ao dia.
Juros de capital (JCP) – A taxa de imposto de renda para o valor pago aos acionistas aumenta de 15% para 20%.
Harmonização de RI para Investimento – A partir de janeiro de 2026, uma taxa única de imposto de 17,5% será aplicada à renda de investimentos financeiros, independentemente do tipo de ativo ou duração.
Ativos criptográficos e ativos virtuais – O lucro líquido de indivíduos, empresas isentas de impostos e empresas que selecionaram o Simples estão atualmente sujeitos a uma taxa de imposto de 17,5%.
Adequação ao Parlamento
VGBL (Pensão Individual) – Existem duas etapas na criação de um IOF para contribuições de alto valor. Até 31 de dezembro de 2025, os impostos serão cobrados sobre valores superiores a 300.000 reais da mesma companhia de seguros. A partir de 2026, doações superiores a 600.000 reais serão tributadas, mesmo que sejam distribuídas por várias instituições. As contribuições do empregador estão isentas.
Investimento Estrangeiro Direto – Os retornos do capital investido no Brasil são revertidos da taxa de imposto anterior de 0,38% e são novamente excluídos da dedução fiscal do IED.
Taxação do Imposto de Renda
A Taxação do Imposto de Renda entrará em vigor imediatamente, mas deve ser aprovada pelo Congresso dentro de 120 dias. O projeto de lei será primeiro analisado por um comitê conjunto de senadores e membros da Câmara dos Representantes, e então mudanças podem ser propostas. Depois disso, a votação será realizada por todos os membros da Câmara dos Representantes e do Senado.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (republicano, PB) disse que o Congresso “não tinha obrigação” de aprovar o projeto de lei. Ele pediu ao governo que tome medidas estruturais mais amplas, incluindo reformas administrativas, para alcançar o equilíbrio fiscal, que deve ser discutido mais tarde nas negociações, disse ele.
O banco central não divulgou medidas oficiais de dinheiro que não podem ser compradas de novas formas.






