O jornalista Evaristo Costa, atualmente residindo na Inglaterra, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital devido a complicações da doença de Crohn, uma das formas mais comuns de doenças inflamatórias intestinais. Segundo o jornal Metrópoles, Evaristo usou suas redes sociais para relatar as dificuldades enfrentadas devido à doença. “E minha ‘querida’ doença de Crohn me trouxe de novo para o médico com algumas complicações. E agora para a emergência de novo. Estão me perguntando se tenho dor. Sim, tenho fortes dores abdominais”, disse ele.
Os sintomas que levaram o jornalista à emergência incluíram diarreias, febre e perda de peso. Durante o tratamento no hospital, Evaristo teve que recorrer à morfina para aliviar as intensas dores.
“Isso tudo me leva à fraqueza, fadiga. A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e graves infecções”, completou.
A doença de Crohn é crônica, incurável e representa uma das formas mais frequentes de doenças inflamatórias intestinais. De acordo com o portal MSN, seus sintomas incluem febre, diarreia, cólica abdominal e sangramento retal. O tratamento medicamentoso visa controlar a condição, embora nem sempre seja completamente eficaz.
Evaristo, que esperava ser liberado no sábado, após exames e o desaparecimento dos sintomas, ainda permanece hospitalizado, aguardando a decisão dos médicos. Em suas palavras: “Sigo no lugar certo e em boas mãos.”






