Home / Política / Após cúpula do BRICS, Lula recebe primeiro-ministro indiano em Alvorada

Após cúpula do BRICS, Lula recebe primeiro-ministro indiano em Alvorada

Lula e Narendra Modi na reunião do G20 no Rio de Janeiro. Foto: Governo brasileiro

Narendra Modi está em Brasília depois de participar da conferência Briggs no Rio de Janeiro. Os líderes discutirão inteligência artificial e a COP30, entre outros tópicos.

Depois de participar da cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, os líderes realizaram uma reunião na sede presidencial em Brasília. Brasil e Índia estão entre os fundadores do bloco que reúne economias emergentes.

No final da reunião, Lula e Modi devem emitir uma declaração à mídia e assinar uma série de ações, incluindo parcerias digitais com foco em infraestrutura pública digital, inteligência artificial, tecnologias emergentes e governança digital.

De acordo com o Itamarati, a agenda da reunião também incluiu a 30a Conferência das Partes, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a ser realizada em Belém, Barra, em novembro.

Lula busca o apoio de outros líderes para que a conferência possa alcançar resultados concretos sobre a política de mudanças climáticas.

A visita de Modi ao Brasil comemora o 80o aniversário das relações diplomáticas entre os dois países e segue uma das linhas de política externa de Lula, que defende a expansão do comércio com a Ásia, especialmente diante da guerra tarifária dos EUA.

A reunião foi realizada em Alborada em meio a uma nova cortina de tensões com o presidente dos EUA, Donald Trump, que ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a “todos os países que estão em conformidade com a política antiamericana em relação aos BRICS”.

Lula mencionou a declaração em uma entrevista na segunda-feira (7). Para ele, esta é a posição errada. Porque o presidente dos EUA não deve ameaçar outros países através das redes sociais. Não queremos um imperador”, disse Lula.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *