Foto: cédulas de dólar Fonte: Freepik
O dólar caiu acentuadamente na sessão de negociação de quinta-feira (05), fechando o dia com uma queda de 1,09% de cerca de 5,583%, pela primeira vez desde 14 de outubro do ano passado, quando o dólar americano estava sendo negociado abaixo de 5,60 libras.
O movimento é definido no contexto do corte da taxa de juros da UE e das negociações comerciais sobre tarifas de importação entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês Xi Jinping.
Na situação interna, a bolsa de valores também sentiu o impacto. O principal índice de ações do Brasil, Ibovespa, caiu 0,56% para 136.236,37 pontos em 17:07.
▶ ️Os investidores ainda estão esperando por um novo acordo comercial. Na quinta-feira, Trump disse que um grande acordo comercial deveria ser alcançado com a Alemanha. O ministro das Relações Exteriores da Itália disse que estava convencido de que um acordo deveria ser alcançado entre os Estados Unidos e a União Europeia. O presidente dos Estados Unidos também disse que esperava chegar a um novo acordo, incluindo projetos relacionados a petróleo e gás.
▶ ️ No Brasil, a falta de medidas específicas para equilibrar as contas do governo continua a preocupar o mercado financeiro. O governo federal está sob grande pressão para tomar medidas para reverter o crescimento da IOF e compensar a perda de renda, mas o pacote de impostos não será mostrado ao público até a próxima semana.
▶ ️Além disso, o mercado reflete o declínio das taxas de juros na zona do euro. O Banco Central Europeu (BCE) cortou as taxas de juros para 2% ao ano sob condições de inflação controladas, mas ofereceu todas as opções na próxima reunião.






