Foto: Estudante cego usando braille Fonte: Pixabay
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2025 já começaram. Para se registrar, você deve acessar a página do participante antes de 6 de junho.
De acordo com um anúncio do Departamento de Educação (MEC) em 23 de maio, participantes com deficiências e transtorno do espectro do autismo (TEA) e mulheres grávidas pertencem a um grupo que pode solicitar terapia ocupacional no dia da pesquisa. O exame está agendado para 9 e 16 de novembro, e as três cidades estão agendadas para 30 de novembro e 7 de dezembro.
Condições permitidas
Para receber serviços profissionais para inscrições de exame, você deve nos informar sobre as condições que o motivam a se inscrever no momento do registro. Eles:
Deficiência visual
Perda total de visão
Visão monocular
Deficiência física
Perda auditiva
Surdez
Deficiência intelectual
Subcegueira
Transtorno de leitura
Transtorno de Hiperatividade e Deficiet de Atenção {TDAH)
Transtorno do espectro do autismo (TEA)
Discalculia
Diabetes
Gestante
Lactante
Idosos
Alunos que receberam alta do hospital e/ou em outros casos específicos
De acordo com o Instituto Nacional de Educação Anicio Texera (INEP), que coordena o NEM, aqueles que frequentam aulas hospitalares que são hospitalizados para parto, cirurgia ou tratamento esporádico no dia da inscrição e aqueles que trabalham na área hospitalar não são contados.
Ferramentas de Certificação
Os participantes que necessitam de tratamento para cegueira, perda auditiva, baixa visão, monoftalma e/ou outras condições específicas cujas necessidades foram confirmadas pelo INEP podem ser acompanhados por um cão-guia e usar seu material.
Qualquer pessoa que solicite tratamento para perda auditiva, perda auditiva, perda auditiva deve indicar o uso de aparelhos auditivos ou implantes artificiais de ouvido durante o registro. Por outro lado, uma pessoa que solicita tratamento para diabetes deve ser informada ao entrar na necessidade de usar um dispositivo especial para medir os níveis de açúcar no sangue.
O equipamento será verificado pelo gerente da câmara no dia do teste. Alguns dos equipamentos permitidos são:
Máquina de escrever em Braille
Código de sobreposição
Lâmina overlay
Estrutura plana
Sorobã ou Cubaritmo
Caneta de ponta grossa
Tipocospio
Signatário
Óculos especiais
Lupa
Telelupa
Candeeiro
Guia de suporte
Aeronave multi-inteiro
Pautas de suporte
Bolsa intestinal
Restauração de equipamentos
Medidor de glicose e bomba de insulina
Acesso a recursos no momento do teste que podem ser solicitados no momento do registro.
Teste Braille: Um teste escrito de participantes familiarizados com o toque, Braille e este sistema de escrita.
Intérprete de Língua de Sinais Brasileira (Libra): um instrutor profissional que usa a língua de sinais brasileira ao traduzir as recomendações gerais do exame e responde a perguntas específicas sobre a compreensão do português escrito sem uma tradução completa do teste
Guia de vídeo Balance: um guia de vídeo traduzido por computador fornecido pelo Inep
Revisão com caracteres estendidos: Revisão impressa com símbolos de 18 dimensões e imagens ampliadas, símbolos de 18 dimensões com um cartão com respostas/papel de carta
Leitura Labial: prova impressa com 24 caracteres e imagens grandes, cartão anexado com uma resposta de 18 caracteres/letra com uma palavra
Leitura labial: Se você tem uma deficiência auditiva, não faça uma leitura através da libra, para que você possa se comunicar com sua audição.
Tempo adicional: A inscrição para o teste, que é aprovada pelo documento de apoio, é um adicional de 60 minutos por dia.
Calculadora: Se o material fornecido à INEP no dia da aplicação do teste matemático e técnico, os documentos de apoio sobre a isenção forem aprovados e os participantes não podem usar sua própria calculadora
Salas de fácil acesso: Salas de fácil acesso para pessoas com deficiência






