Home / Política / Declarações de Lula sobre a pandemia da Covid-19 geram polêmica

Declarações de Lula sobre a pandemia da Covid-19 geram polêmica

Na tarde da última quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu um erro em seu discurso na Bahia ao se referir às vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19. Em vez de mencionar os cerca de 702 mil óbitos, o político afirmou que 700 milhões de brasileiros haviam morrido.

“Nós temos que refazer grande parte das coisas que nós tínhamos feito. Temos que refazer. É como se tivesse passado um furacão nesse país e tivesse destruído. Ou seja, só para a gente ter ideia da desgraça que esse país foi submetido, dos setecentos milhões de brasileiros que morreram da COVID, trezentos milhões morreram por culpa de um governo negacionista que não tem a menor sensibilidade de respeitar a ciência, a medicina, e respeitar o povo que precisava tomar a vacina”, declarou.

Lula, no início da pandemia, ainda tentou atribuí-la a um possível avanço positivo para o sistema de saúde brasileiro.

“Essa crise do coronavírus somente o Estado é que pode resolver isso. Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.” (SIC). Afirmou o presidente na época em que ainda estava cumprindo pena por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Tríplex do Guarujá. Após sua absorção, Lula se desculpou pela declaração.

As falas de Lula geraram reações negativas da sociedade e da oposição. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que escreveu em sua conta no Twitter: “Lula disse que 700 milhões de brasileiros morreram por Covid. Ele falou isso e a militância dele não questiona nada, nem a imprensa. E se fosse meu pai, seria manchete em todos os jornais do mundo?”. O comentário de Eduardo Bolsonaro sugere uma suposta parcialidade da imprensa e uma possível falta de critério em relação à cobertura de Lula e seu partido. É importante ressaltar que esse é apenas um exemplo e que há diversos outros comentários de opositores de Lula em relação ao episódio.

O Governo Federal precisa se pronunciar de maneira clara e objetiva sobre o episódio e mostrar que está comprometido com a verdade e com o respeito às vítimas da pandemia.

Veja o vídeo em que Lula faz as declarações:

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *