Home / Política / TikTok remove video de deputado petista criticando Bolsonaro

TikTok remove video de deputado petista criticando Bolsonaro

Na última quinta-feira (4), o TikTok retirou do ar um vídeo publicado pela liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados que ironizava a ação da Polícia Federal na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. O vídeo protagonizado pelo deputado federal Jilmar Tatto (SP), secretário Nacional de Comunicação do partido, foi removido sem explicações, causando críticas por parte do PT, que acusa a plataforma de censura. O parlamentar também se manifestou sobre o ocorrido, argumentando que a remoção pode ser vista como uma forma de censura às opiniões políticas favoráveis à aprovação da PL das Fake News.

– Já vi diversos vídeos com fake news, contendo crime de ódio e apologia a crimes. Apenas comentei uma operação da Polícia Federal. Meu receio é que seja uma espécie de censura das plataformas a políticos que são favoráveis à aprovação da PL das Fake News – declarou.

O vídeo em questão mostrava Tatto falando sobre a operação da Polícia Federal na casa do ex-presidente Bolsonaro e pedindo para que os parlamentares da oposição tomassem calmantes para suportarem os desdobramentos da investigação. A ironia utilizada gerou polêmica e, mesmo após atingir 1 milhão de visualizações, o TikTok decidiu remover o conteúdo.

– Parece que ele [Bolsonaro] está preocupado, porque cometeu um crime contra a saúde pública e vamos aguardar as investigações. Então, muita calma, muita Maracugina – afirma Tatto.

Diante da remoção, o Partido dos Trabalhadores criticou a plataforma por censurar a liberdade de expressão política. Já o deputado federal Jilmar Tatto destacou que o vídeo apenas comentava a operação da Polícia Federal, e que outras publicações que contêm fake news e apologia a crimes continuam circulando na rede social. Ele expressou sua preocupação de que a remoção do seu vídeo seja uma forma de censura direcionada a políticos que defendem a aprovação da PL das Fake News.

A verdade está cada vez mais próxima e Bolsonaro vai ter que pagar pelos seus crimes ⏰

Leia: https://t.co/Tm6aHME8ns pic.twitter.com/hYqtVYrSSO

— PT Brasil (@ptbrasil) May 9, 2023

Até o momento, o TikTok não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a remoção do vídeo. No entanto, o conteúdo ainda está disponível no Instagram. A remoção do vídeo gerou debates sobre a liberdade de expressão na internet e o papel das plataformas na moderação do conteúdo.

Em suma, a retirada do vídeo do deputado federal Jilmar Tatto pelo TikTok gerou críticas do Partido dos Trabalhadores, que acusou a plataforma de censura. O parlamentar argumentou que a remoção pode ser vista como uma forma de censura às opiniões políticas favoráveis à aprovação da PL das Fake News. A remoção gerou debates sobre a liberdade de expressão e o papel das plataformas na moderação do conteúdo.

Veja o vídeo abaixo:

Tem bolsonarista nervoso por aqui hoje…

Haja maracugina! pic.twitter.com/QJEN3eLdkM

— Jilmar Tatto (@jilmartatto) May 3, 2023

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *