Home / Mundo / Ativista sueca Greta Thunberg embarca a caminho da Faixa de Gaza

Ativista sueca Greta Thunberg embarca a caminho da Faixa de Gaza

O ativista brasileiro Thiago Avila em um barco com Greta Tunberg a caminho de Gaza – Foto: Reprodução/Instagram

A ativista sueca Greta Thunberg está em um barco a caminho da Faixa de Gaza. Thiago Ávila, um tripulante brasileiro, disse em um vídeo publicado em suas redes sociais no domingo à tarde. O homem ainda afirmou estarem a 155 quilômetros de Gaza, uma distância de 287 milhas.

Em seu post, Thiago disse que a declaração do ministro israelense era um plano de ação para combater crimes de guerra: “Estamos em águas internacionais e indo em direção às águas palestinas.” Segundo ele, nenhuma dessas áreas está sob controle israelense.

Thiago disse: “Vamos continuar a embarcar no barco com 12 pessoas. Aceitam comida e medicamentos.” O brasileiro diz que esta organização entrega comida, assistência médica e ajuda à população de Gaza. ”Vamos continuar a nossa viagem.” Concluiu. 

Anteriormente, Katz disse que Israel não permitiria que ninguém quebrasse o bloqueio marítimo do território palestino. Segundo ele, o objetivo do bloqueio é impedir que o grupo terrorista Hamas importe armas.

“Para o porta-voz da propaganda antissemita de Greta e Hamas, eu digo com certeza: já que você não vai para Gaza, você tem que voltar”, escreveu Katz em sua função de perfil na Rede Social X.

Os ativistas anunciaram que chegarão às águas de Gaza neste domingo (dia 8). Em um post no Instagram esta manhã, o grupo disse que o radar do navio estava recebendo ‘interferência eletrônica’. Cerca de 30 minutos depois, a situação voltou ao normal.

O grupo, composto por 12 ativistas a bordo do Madeline operado pela Free Fleet Alliance, deixou a ilha italiana da Sicília no último domingo em uma missão para superar o bloqueio marítimo de Gaza, chamar a atenção para a crise humanitária nos territórios palestinos e fornecer ajuda humanitária.

Lima Hassan, um membro francês do Parlamento Europeu e descendente da Palestina, também participou. Ela não tinha permissão para entrar em Israel porque se opunha à política de Israel em relação à Palestina. Este navio também está a bordo, o ator Liam Cunningham da série Game of Thrones.

Em uma coletiva de imprensa antes da partida do navio, Tunberg disse: ‘O silêncio global no contexto da situação em [Gaza] é equivalente a ‘um assassinato em massa transmitido ao vivo’.

Post de Thiago no Instagram

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *