Home / Mundo / Trump envia 2.000 soldados depois da cidade registrar confrontos durante protestos contra a violência imigrantes 

Trump envia 2.000 soldados depois da cidade registrar confrontos durante protestos contra a violência imigrantes 

 Manifestantes removidos da rodovia de Los Angeles pela Guarda Nacional Fonte: GloboNews

Os protestos em Los Angeles continuaram após a chegada da Guarda Real no domingo (8). Os policiais foram à cidade a mando do presidente dos EUA, Donald Trump.

Poucas horas depois da chegada à cidade, a polícia disparou gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes. Os confrontos começaram quando centenas de pessoas protestavam em frente ao Metropolitan Center, no centro de Los Angeles, segundo a Associated Press.

Eram cerca das 15h, hora local, 21h, hora de Brasília, na rodovia 101, que atravessa Los Angeles, a Guarda Nacional pode usar gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

Os protestadores foram vistos posteriormente ateando fogo em carros autônomos. 

Nas redes sociais, Trump publicou um vídeo dos militares a confrontarem manifestantes, escrevendo que o grupo está  “tomando todas as medidas necessárias para limpar Los Angeles de ataques xenófobos e prevenir a violência”.

Estes “gangs mafiosos estão a atacar agências federais para impedir a nossa deportação”, disse.

No sábado, o Partido Republicano anunciou o envio de 2.000 soldados da Força de Paz da Califórnia para responder aos protestos contra a sua política de imigração. A medida foi tomada contra a vontade do governador Gavin Newsom.