Home / Política / Lula empata com candidatos direitistas no segundo turno

Lula empata com candidatos direitistas no segundo turno

Foto: Lula (esquerda) Bolsonaro (direita)

Nos oito cenários do teste, o presidente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado União-Go abriram caminho para transcender erros de pesquisa. De acordo com uma pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria um empate no segundo turno das eleições anteriores em 2026. Como parte da pesquisa, Lula está dentro da margem de erro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.

Ambos possuem 41% dos votos dos eleitores. A rejeição do PT, apesar de estar acima, se iguala ao do seu antecessor. 

Na pesquisa anterior publicada em abril, Lula derrotou todos os outros concorrentes, com exceção de Bolsonaro.

Além da controvérsia com Bolsonaro, a pesquisa deu aos entrevistados sete cenários diferentes.

Tecnicamente, Lula está equiparado a Tarcísio Freitas (governador de São Paulo), ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Ratinho Jr. (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul).

Lula está à frente de Eduardo Bolsonaro (PL), um membro licenciado da Assembleia Nacional, o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil).

”Aqui, está muito claro. Pela primeira vez, a rejeição do governo se tornou uma rejeição eleitoral a Lula, que usou um candidato para substituir Bolsonaro. Todos parecem estar crescendo ou conectados a Lula.”, disse Felipe Nunes, CEO da Quaest.

Para as mulheres, este número aumenta à medida que os nomes de Bolsonaro se tornam mais populares.

Por exemplo, a intenção de votos em Tarcísio aumentou de 45% para 39% em cinco meses (-6). “Caiado passou de 68% para 62% (-6), Ratinho de 51% para 48% (-3) e Zema de 62% para 60% (-2)”, disse Nunes.

O inquérito foi realizado pela Genial Investimentos e as entrevistas foram realizadas a pessoas com mais de 16 anos em 2004, entre 29 de Maio e 1 de Junho. A margem de erro é de mais ou menos dois dígitos. O grau de confiança é de 95%.