Home / Saúde / Os psicólogos alertam que assistir a histórias de crimes reais para aliviar o stress pode ser um grande sinal de alerta

Os psicólogos alertam que assistir a histórias de crimes reais para aliviar o stress pode ser um grande sinal de alerta

Os especialistas em saúde mental alertaram que as pessoas que assistem a programas policiais sobre crimes reais para relaxar podem identificar um transtorno de personalidade grave.

A psicóloga Thena Bryant diz que tratar um programa policial verdadeiro como uma forma de relaxar antes de dormir significa que o trauma retratado na série é “familiar” para si e pode até ser um sinal de que precisa de aconselhamento.

Ela disse: “Se a sua ideia de relaxar antes de dormir é ver três episódios de ‘True Crime’, pode querer pensar em ‘Porque é que o trauma me relaxa’.

“É só isso: piratas, crimes, violações, ataques, e é isso que me faz adormecer”.

Ela explicou que a sensação de segurança em relação ao verdadeiro crime para algumas pessoas se deve à sua familiaridade. Crescer num ambiente estressante pode levar as pessoas a considerarem a paz aborrecida.

“Alguns de nós cresceram em um ambiente estressante, então temos um mal-entendido de que estamos entediados porque não parecemos estar acostumados com a paz.”

Para sair das garras do verdadeiro vício do crime, o Dr. Tenni sugeriu “inclinar-se para” conteúdos menos entusiasmantes e potencialmente “aborrecidos”. Isto permite às pessoas reprogramarem o seu sistema nervoso e descobrirem o valor da paz. Ela disse: “A paz pode parecer estranha e aborrecida, mas vale a pena”.

As ideias do Dr. Tennis ressoam fortemente entre os telespectadores, e muitos apreciaram a ligação entre o trauma e o desejo de consumir histórias de crimes chocantes.

Um espectador descreveu a sua jornada de cura pessoal: “À medida que comecei a recuperar, o programa pelo qual era obcecado na Câmara Municipal (que assisti durante mais de 20 anos desde que era criança e conhecia todos os casos até à data) tornou- se menos atraente e me deixou ansioso.

Outro telespectador revelou as suas próprias dificuldades, revelando que depende de conteúdos relacionados com o crime para adormecer devido a um processo de crescimento traumático. Disse: “Não consigo dormir à noite sem ver a ID TV.”