A Folha informou em nota que a decisão de Moraes vale apenas para o Brasil. Foi anunciada também uma coluna chamada “Lá no X” para que os leitores possam se manter atualizados sobre os principais temas que repercutem nas redes sociais de Elon Musk. Esta coluna será escrita por Michele Oliveira, jornalista residente em Milão, Itália.
– Durante a suspensão da plataforma, os jornalistas vão partilhar as últimas notícias, não só do Brasil, mas também de todo o mundo. A decisão de Moraes aplica-se apenas ao Brasil.
O Poder360 disse que o seu escritório em Lisboa, Portugal, irá assumir a maioria dos posts relacionados ao Brasil X.
– Essa ferramenta de comunicação midiática não se sobreporá à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal”, informou o Poder360. “Todas as interações com o Twitter/X são através da equipa portuguesa. Isso ocorre porque a regulamentação não se aplica ao uso desta rede no exterior. As postagens contêm o IP original do computador de onde foram postadas e também identificam gravações do dispositivo de onde foram postadas, explica.
Moraes ordenou o fechamento da plataforma nesta sexta-feira (30) depois que o bilionário Elon Musk se recusou a cumprir uma ordem judicial para fechar a sede brasileira do X e bloquear perfis de usuários investigados pelo STF. Musk afirmou que a decisão do juiz é ilegal e promove a censura política.






