Home / Política / 8 de Janeiro: GloboNews vs Nikolas Ferreira – Duas Visões Distintas

8 de Janeiro: GloboNews vs Nikolas Ferreira – Duas Visões Distintas

Reprodução do logo do documentário do Globoplay.

Comparação entre os Documentários da GloboNews e do Deputado Nikolas Ferreira sobre o 8 de Janeiro

O documentário “8/1 – A democracia resiste”, produzido pela GloboNews, e o documentário do deputado Nikolas Ferreira, ambos sobre os eventos do 8 de janeiro de 2023, apresentam perspectivas distintas sobre o mesmo acontecimento. Ambos os documentários são importantes para a compreensão do evento, mas cada um deles aborda o assunto de uma maneira única, refletindo as visões de seus respectivos criadores.

O documentário da GloboNews, dirigido por Julia Duailibi e Rafael Norton, exibe imagens inéditas dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e revela como autoridades dos Três Poderes agiram nos bastidores para proteger a democracia brasileira. Uma imagem exclusiva mostra o presidente Lula conversando com o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, sobre os ataques que aconteciam naquele exato momento.

Por outro lado, o documentário de Nikolas Ferreira oferece uma perspectiva diferente daquela propagada pela esquerda, que classifica os eventos da data como uma tentativa de golpe de Estado. O documentário de Nikolas Ferreira revela que três atestados médicos foram apresentados em pedidos de liberdade de Clezão, dada sua condição cardíaca.

Ao comparar os dois documentários, é possível perceber que, enquanto o documentário da GloboNews se concentra em como as autoridades responderam à crise, o documentário de Nikolas Ferreira se concentra em indivíduos específicos afetados pelos eventos do dia.

Portanto, percebe-se que ambos os documentários se enquadram no conceito de interdisciplinaridade, pois abordam um evento histórico a partir de diferentes perspectivas, incluindo política, social e individual. Além disso, ambos os documentários requerem do espectador habilidades de leitura crítica e interpretação de texto, para que não haja má interpretação e tirem os vídeos de contexto.

Em conclusão, os documentários da GloboNews e do deputado Nikolas Ferreira sobre o 8 de janeiro de 2023 oferecem visões distintas sobre o mesmo evento. Cada um contribui para uma compreensão mais completa dos eventos desse dia, e ambos são valiosos para a educação e a formação de opiniões informadas.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *