Home / Entretenimento / Halloween no Brasil: Uma Tradição Importada

Halloween no Brasil: Uma Tradição Importada

O Halloween, uma festa de origem celta que marca o fim do verão e o início do ano novo, tem ganhado cada vez mais espaço na cultura brasileira. Conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, a festa é celebrada no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, uma data estabelecida pela Igreja Católica para substituir a celebração pagã.

Segundo fontes oficiais, a celebração do Halloween foi introduzida no Brasil na década de 1990, influenciada pela cultura americana. Hoje, é possível encontrar festas e eventos temáticos em todo o país, embora a data ainda não tenha alcançado a popularidade que possui nos Estados Unidos.

A Igreja Católica teve um papel importante na transformação do Halloween. Durante a Idade Média, muitas tradições pagãs foram incorporadas e adaptadas pela Igreja. O papa Gregório III decidiu que o dia 1º de novembro seria dedicado à celebração de todos os santos da Igreja. A comemoração se estendia do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro. Daí surge o termo “Halloween”, que vem de “Hallow”, termo antigo para “santo”, e “eve”, que significa “véspera”.

No Brasil, o Halloween é comemorado no mesmo dia do Saci e vem ganhando destaque na cultura brasileira. Hoje, é comum encontrar festas com o tema e até as escolas começaram a organizar a comemoração. Apesar da tradição ser o uso de fantasias assustadoras como bruxas, monstros e caveiras, além de maquiagens com sangue falso, no Brasil, as pessoas comemoram a data do “jeitinho brasileiro”, e se vestem de grandes personalidades do país.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *