O pix foi uma medida implementada no Brasil pelo Banco Central em maio de 2018 ainda durante o governo do ex-presidente Michel Temer, o que agilizou e barateou as transferências financeiras do povo brasileiro. O pix é um meio de pagamento instantâneo criado no Brasil o que garante um pagamento em poucos segundos a qualquer hora do dia.
Hoje 46% das pessoas usam o Pix em todo o território brasileiro. Segundo informações do Banco Central, foi constatado que até em julho do ano passado foram registradas mais de 478 milhões de chaves no sistema de pagamento instantâneo, sendo 95% dos usuários pessoas físicas.
Decidi voltar qnd vi que o Pix era tão bom, embora não apreciado pelos outros brasileiros
— 💾Izzy Nobre (@izzynobre) February 6, 2023
Mano tão aceitando Pix aqui até já.
Muito bom, tá popularizando muito
10/10 fully appreciated pic.twitter.com/r9VWoFdxk1
— 💾Izzy Nobre (@izzynobre) February 8, 2023
O atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, foi alvo de fake news por parte da oposição que afirmava que o atual presidente estaria tentando criar taxas para o uso do pagamento. Mais de acordo com o próprio Banco Central as notícias não passam de falcatruas para abalar o governo do PT.
_ Não há qualquer estudo sobre taxação do Pix. Também não há qualquer intenção de se mudarem as regras de gratuidade vigentes, conforme previstas na resolução BCB nº 19, de 2020. _ afirmou o Banco Central em nota enviada ao portal Uol.
O ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, também teria alegado que a ferramenta foi implementada no país durante o seu governo e usou-a como estratégia de campanha eleitoral em 2022.
_ Criamos o Pix, tirando dinheiro de banqueiros, fazendo com que a população pudesse se transformar, muitos, em pequenos empresários. _ alegou o ex-presidente em entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo durante as eleições de 2022.
Contudo, o presidente do Banco Nacional, Roberto Campos Neto, negou as afirmações do presidente alegando que o pix está em ativa no Brasil desde o governo do ex-presidente Michel Temer e que os banco não estão em prejuízo quando seus clientes utilizam o recurso.
_ Quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro como Pix, inclusive a gente deve em algum momento soltar algum tipo de estudo mostrando isso. _ disse Campos Neto em um evento da Federação de Bancos Brasileiros em 2022.






