Home / Política / Bolsonaro deve retornar ao Brasil no final do mês

Bolsonaro deve retornar ao Brasil no final do mês

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) deve regressar ao Brasil na próxima quinta-feira (30). A data não foi escolhida por acaso, uma vez que o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá estar em uma viagem à China neste dia. 

As informações foram repassadas pela assessoria oficial do ex-chefe de estado a CNN brasileira, o Partido Liberal, partido de Bolsonaro, obteve as passagens em nome do ex-presidente que sairá de Orlando nos Estados Unidos no dia 29 de março às 21hrs55min com previsão de chegada em território brasileiro pela manhã do dia seguinte.

Jair Bolsonaro devolveu nesta sexta-feira (24) as jóias que estavam em seu acervo pessoal, o que não é permitido, e que foram entregues pelo príncipe árabe Mohammed Bin Salman. O escândalo começou após a Folha de São Paulo divulgar a entrada das jóias enviadas pelo príncipe à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro através do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e seu ex-assessor Marcos André que tentaram adentrar no Brasil sem declarar as peças à alfândega brasileira.

As jóias que estavam anexadas ao acervo do ex-presidente foram devolvidas pelos advogados de defesa do ex-presidente em um banco de Brasília (DF) após o Tribunal de Contas da União (TCU) estipular um prazo de cinco dias para que Bolsonaro devolvesse os itens.

O pacote devolvido era da marca suíça Chopard (avaliado em 75 mil dólares) incluía um relógio, uma caneta, botões de punho, um anel e um komboloi (um terço islâmico). A decisão tomada pelo TCU se deu ao fato de que haviam-se suspeitas de que sem a devida declaração as jóias enviadas de um país a outro para um presidente não devem ser recebidas sem antes serem declaradas como patrimônio público (o que ficou comprovado pela polícia federal).

Além das jóias masculinas, as jóias femininas  que seriam para a ex-primeira-dama incluindo um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes (avaliados em mais de 16 milhões de reais) estão sobre o domínio da alfândega brasileira e deverão ser incorporadas ao patrimônio público brasileiro. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *