A prefeitura do Rio de Janeiro sancionou uma lei que obriga veterinários e atendentes de pet shops a informarem o estado de saúde dos animais caso estejam com sinais de agressões e falta de cuidado adequado. As denúncias deverão ser feitas à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente informando o nome, o endereço e o contato do acompanhante do animal, relatório do atendimento prestado com espécie, a raça e características do animal é o estado em que ele se encontra.
Em caso de descumprimento da decisão, às instituições estarão sujeitas a sofrer advertências, multa simples e diárias e inclusive o embargo do funcionamento, como previsto na lei.

Divulgação nas redes oficiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro
A polícia civil informou que caso o animal esteja muito debilitado os funcionários poderão acionar a delegacia mais próxima.
_ É possível denunciar anonimamente casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia pelo telefone (21) 2253-1177. O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente. _ comunicou a delegacia por meio de nota.
Em um vídeo publicado em 2016, a YouTuber Maira Medeiros comentou a história de como adotou seu cachorro de estimação que havia sido atropelado e ignorado pelas pessoas que o viam.
_ O que as pessoas não sabem é que o Ralf era um cachorro que morava em um terminal de ônibus. Mas, um dia ele foi atropelado (era o que indicava o tipo de fratura) e as pessoas no terminal não fizeram nada e lá ele ficou. Aí o Rafael da ONG Cão Leal recebeu um pedido de ajuda para um outro cachorro neste mesmo terminal, porém ao não encontrá-lo resgatou o Ralf (…) Eu encontrei um anúncio no Facebook dizendo que o Ralf era um cachorro cardíaco e com deficiência. Então, entrei em contato com a ONG e consegui adotá-lo. _ contou a YouTuber que hoje trabalha com adoção de animais.






