Home / Entretenimento / Halloween: O que é? Como começou? Como é comemorado em diversos países?

Halloween: O que é? Como começou? Como é comemorado em diversos países?

chestnut tree, dead, party-1022161.jpg

O Halloween ou Dia das Bruxas em português é uma data que vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Principalmente em escolas de idiomas e centros de intercâmbio em uma forma de fazer com que os estudantes de línguas estrangeiras se familiarizem cada vez mais com costumes, festas e datas comemorativas de países estrangeiros, principalmente os de língua inglesa. 

A celebração mais conhecida é sem dúvida a norte-americana, onde pessoas se fantasiam de personagens assustadores (ou não) e vão de porta em porta pedir guloseimas, caso contrário eles pregam peças aos que não lhes derem doces. Além disso, outra marca registrada da celebração são as abóboras cortadas com imagens sinistras e decoração que lembram filmes e histórias de terror. 

Porém, você já parou para se perguntar de onde surgiu essa data? Por que ela existe? Como ela é celebrada em outros países? E por que certas pessoas, inclusive os mais religiosos não gostam da data?

Pesquisas apontam que o Halloween faz menção à cultura Celta, povo que ocupou a atual Irlanda há mais de 2,5 mil anos atrás.

De acordo com a crença da religião celta, os espíritos de pessoas mortas escolhiam o dia mais quente de verão do hemisfério norte em uma tentativa de transitar e se comunicar com os vivos. Desde então seguiu a tradição para celebrar a data em diversas nações das mais diversas maneiras. 

No México, os cidadãos cantam músicas e preparam pratos favoritos dos finados em uma forma de homenagear os entes queridos que já se foram. Uma marca registrada dos mexicanos na celebração são as máscaras desenhadas em formato de esqueleto e flores. 

No Reino Unido, onde a celebração nasceu, ela vem se modificando com o tempo, e hoje em dia as ruas estão sempre enfeitadas com nabos com cortes para parecer rostos e lanternas luminosas são coladas dentro dos nabos que com o tempo foram substituídos por abóboras assim como nos Estados Unidos.  

Em Alemão Walpurgisnacht significa “A Noite de Santa Valburga”. A festa é a mesma do Halloween, porém celebrada no dia 30 de abril. 

A celebração consiste em acender fogueiras e tochas para afastar os maus espíritos, além de exaltar as bruxas com danças de adoração as mesmas.

O receio da igreja católica e protestante contra o Halloween vem desde a Idade Média quando acreditasse que tudo que fugisse a fé cristã era denominado como pecaminoso e deveria ser eliminado. Até os dias de hoje o Vaticano faz duras críticas à celebração do Halloween, “alegando ter mensagens perigosas de ocultismo e ser completamente anticristão [SIC]”    



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *