Foto: Fernando Haddad Fonte: Pinterest
O Ministério da Fazenda prevê que a economia brasileira crescerá de 2,4% para 2,5% este ano. Esta é uma previsão publicada nas notícias macroeconômicas divulgadas pela Secretaria de Política Econômica do Ministério das Finanças na sexta-feira (11).
Nos indicadores econômicos, a previsão do PIB (produto interno bruto e a quantidade de riqueza produzida no país) aumentou devido à revisão da previsão de produção agrícola e do bom mercado de trabalho.
O ministro Fernando Haddad comentou em entrevista à Agência Brasil que isso se deve ao fato da revisão das estimativas de produção agrícola estarem em dia e da projeção do PIB.
“A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda aumentou, de 2,4 % para 2,5 %, a estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano […] A projeção para o Produto Interno Bruto […] aumentou após a revisão para cima das estimativas para a produção agropecuária e por causa do bom desempenho do mercado de trabalho”. Comentou Haddad.
Apesar do aumento nas previsões de crescimento do PIB, a SPE espera que a economia desacelere ainda este ano.
À medida que o índice de preços ao consumidor aumenta, essa previsão é 3% maior do que a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) este ano, e a faixa de tolerância é superior a 1,5%.
Um leitor da Revista Oeste expressou seu descontentamento após a notícia da nova projeção:
“Que pecado cometemos para ter tamanha fonte de incompetência e mentiras sentado à frente da economia do país?”






