Bolsonaro (esquerda) Mauro Cid (direita) Fonte: Pinterest
Na segunda-feira (dia 16), o advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado pela Suprema Corte de liderar um plano de golpe, exigiu o cancelamento do acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.
O advogado usou referências de um relatório da revista Veja, que afirmou que o ex-assistente de Bolsonaro usaria perfis de redes sociais para divulgar os termos das negociações do contrato e reclamar do trabalho do investigador.
Bolsonaro e Mauro Cid são réus da Suprema Corte em crimes como golpes, organização criminosa armada e tentativas de abolir violentamente o estado democrático de direito. A Procuradoria-Geral disse que ambos tomariam medidas para que Bolsonaro tomasse o poder ilegalmente, mesmo após sua derrota nas eleições de 2022.
O advogado do lado de Mauro negou à Suprema Corte que eles usaram os dados pessoais acima e pediu uma investigação.
Na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes ordenou que a Meta mantivesse conteúdo relacionado a dois perfis no Instagram, uma rede social supostamente usada pelo tenente-coronel Mauro Cid. Moraes também disse que outros dados existentes devem ser fornecidos, incluindo responsabilidade, e-mail, número de telefone e dados de registro.
Para o advogado de Bolsonaro, os fatos mostraram que a delegação não foi respeitada porque Mauro Cid supostamente violou o sigilo da associação e mentiu durante o julgamento.
“O conteúdo de diferentes informações não só mostra a falta de espontaneidade, mas também a falta de confiabilidade na crítica. Portanto, sua declaração é inválida (porque é ilegal). A partir de agora, é muito importante rescindir e retirar o contrato de retirada de delação premiada do réu Mauro Cid, o que é muito necessário para reafirmar os requisitos levantados na defesa anterior.” Os advogados escreveram.
A Suprema Corte entende que as evidências fornecidas ainda são válidas se for descoberto que o repórter violou os termos do acordo de cooperação, os benefícios acordados serão perdidos.






