Foto: Lula (esquerda) e Nikolas (direita)
O congressista Nikolas Ferreira (PL-MG) resgatou um vídeo antigo do presidente Lula (PT) de sua rede social na quinta-feira (5). O desejo de lutar contra censura e incentivar a liberdade pessoal apareceu, ao contrário de suas palavras hoje.
– Precisamos de um mundo multipolar com 500 pessoas discutindo à mesa, e então teremos um mundo feliz. O homem está brincando no nordeste e eu estou rindo… Estou brincando sobre outras pessoas e as pessoas estão rindo… Não brinque. O mundo é muito chato. E este mundo é pesado. Todas as piadas agora estão politicamente erradas. Então não é mais engraçado. Se você quiser rir, há programas de comédia chatos na TV. Após a morte de Chico Anysio, o humor brasileiro desapareceu.
A publicação faz referência imediata à condenação do humorista Léo Lins, que foi manchete no Brasil.
O comediante foi condenado a oito anos e três meses de prisão por discursos considerados criminosos na Live “Perturbador”, realizada em São Paulo em 2022. O tribunal concluiu que ultrapassou os limites da liberdade de expressão e cometeu o crime de incitamento ao ódio.
Além da pena de prisão, o tribunal condenou Léo Lins ao pagamento de uma multa de 1,4 milhões de reais e de uma indemnização de 303,6 mil reais a título de danos morais coletivos. O réu pode apelar.
Veja o vídeo abaixo:






