Home / Política / New York Times afirma ter acesso a informações com ordem judicial para bloqueio de perfis de Alexandre de Moraes 

New York Times afirma ter acesso a informações com ordem judicial para bloqueio de perfis de Alexandre de Moraes 

De acordo com o New York Times, o governo dos EUA disse que o juiz-chefe não tem autoridade para forçar as empresas americanas a cumprir as decisões judiciais. O Departamento de Justiça dos EUA enviou uma carta ao juiz do Supremo Tribunal Alexandre de Moraes em resposta a uma decisão judicial que levou à proibição de plataformas de redes sociais dos EUA como o Rumble no Brasil.

“Nos últimos anos, [Moraes] tem feito uma campanha agressiva para eliminar a Internet brasileira, considerada uma ameaça ao sistema democrático do país, e no processo ordenou a exclusão de centenas de contas de redes sociais, quase todas de direita. Como resultado, a esquerda brasileira vê-o como o salvador da democracia no país, ajudando a protegê-la de uma tentativa de golpe em 2022. À direita, está um perigoso censor do governo que abusou do seu poder para silenciar os rumores conservadores na internet.” Relata o jornal em uma matéria publicada ontem (29). 

O foco das críticas é o desmantelamento da plataforma Rumble no Brasil. A plataforma foi ordenada a ser desativada por Moraes em fevereiro deste ano porque a empresa não cumpriu uma série de decisões, como excluir os dados pessoais do jornalista Allan dos Santos, proibir a transferência de fundos para ele e não nomear um representante legal para a empresa no Brasil.

A plataforma de mídia comunitária retomou a operação em fevereiro, mas foi desativada novamente devido a disputas legais. A empresa disse que não tinha representante legal no Brasil e entrou com uma ação no tribunal dos EUA, acusando Moraes de revisá-la.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *