Sob contratos financeiros rigorosos, a taxa de juros SELIC foi definida em um nível fenomenal de 14,75% ao ano, mas a economia do país ainda é forte e continua a se expandir. )’Os dados provam o desempenho do produto interno bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025. O monitor do PIB mostrou que foi ajustado sazonalmente e que a atividade econômica no primeiro trimestre aumentou 1,6% em comparação com o trimestre anterior.
De acordo com o relatório do BC, a atividade de março aumentou 0,8% e surpreendeu os analistas de mercado novamente. Com um aumento de 0,8%, a prévia da série ajustada à temporada atingiu 109,9 pontos, o nível mais alto da série BC que começou em 2003. De acordo com o banco central, esse indicador positivo foi impulsionado por um aumento na agricultura (6,1%), indústria (1,6%) e serviços (0,7%).
De acordo com números não sazonais, a IBC-Br registrou um aumento de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior e um aumento cumulativo de 12 meses de 4,2%.
Como senador, o CEO do PT, Humberto Costa (PE), parabenizou o resultado. “De acordo com um relatório do Banco Central do Brasil, a riqueza do país aumentou 1,3% no primeiro trimestre deste ano, um recorde histórico para este período. Esta é a evidência de que o Sr. Lula está fazendo um progresso sem precedentes no Brasil”, parabenizou o senador.
<
O Brasil surpreende o mercado financeiro com o sexto trimestre consecutivo de aumento do PIB. Banco Central aponta que as riquezas do Brasil cresceram 1,3% no primeiro trimestre deste ano, um recorde histórico para o período. É Lula fazendo o Brasil avançar como nunca. pic.twitter.com/VjJX5RSLJQ
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 19, 2025
O Monitor do PIB, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado esta segunda-feira, mostrou que a atividade económica cresceu 1,6% face ao trimestre anterior. A FGV informou que o crescimento em março foi de 1,3% face a fevereiro, ambos os números com ajustamento sazonal. Na comparação anual, a economia cresceu 3,1% no primeiro trimestre e 3,5% em março. A taxa acumulada nos 12 meses até ao primeiro trimestre foi de 3,5%.
“A agricultura, que apresentou um forte crescimento de 12,2%, é o grande destaque dos resultados do primeiro trimestre. O crescimento de 1,3% do setor dos serviços, atividade com maior participação no PIB, também contribuiu para o bom desempenho da economia”, destacou Juliana Torres, coordenadora do estudo. “O crescimento de 1,3% do setor dos serviços, atividade com maior participação no PIB, também contribuiu para o bom desempenho da economia, revertendo a retração econômica”, enfatizou Torres no relatório publicado pela FGV.
Os investigadores sublinham ainda que “a agricultura tem um grande impacto no crescimento elevado, mas também se verifica alguma prevalência noutras atividades, com alguns resultados positivos no setor dos serviços”.






