Home / Entretenimento / “The Substance”: Entenda por que o filme estrelado por Demi Moore é o mais famoso em 2024

“The Substance”: Entenda por que o filme estrelado por Demi Moore é o mais famoso em 2024

“The Substance”, da diretora francesa Collare Farger, foi lançado no Brasil em setembro, tornando-se um dos filmes mais comentados do ano.

Não é uma sequência de uma série famosa ou de um diretor famoso. Este não é um filme de super-heróis, nem é uma nova obra de Martin Scorsese. É por isso que seu sucesso surpreendeu muitas pessoas.

Na verdade, “The Substance” é um filme não convencional em muitos aspectos. O desempenho pode ser alterado por tema, menu e estilo.

“The Substance” é a história de uma atriz famosa e bem-sucedida Elizabeth. Aos 50 anos, ela recebeu a notícia de seria desligada de seu tradicional programa de ginástica e seria substituída por uma jovem atriz.

Isso colocou a própria Elizabeth em uma crise existencial. Mas quando você descobre a substância, tudo muda. Esta substância é um tipo de droga que promete torná-la “melhor versão de si mesmo”, mais jovem e mais bonita.

“The Substance” explora o gênero “body horror”, um estilo de filme que usa cenas físicas explícitas e horríveis para torturar o público. Houve muitas cenas perturbadoras e relatos de pessoas saindo dos cinemas enquanto assistiam.

Mas não é um recurso que possa ser usado sem propósito. As imagens chocantes refletem bem o assunto e reforçam as limitações físicas, fisiológicas e emocionais que as pessoas superam para alcançar um padrão de beleza.

Numa época de infinitos procedimentos cosméticos, o tema é muito relevante. Sob o olhar atento de uma diretora, “The Substance” tenta explorar o assunto através de lentes críticas, modernas e pouco a pouco surreais.

O elenco de “The Substance” também é um grande fator. O filme é estrelado por Demi Moore, Dennis Quaid e Margaret Qualley (“Poor Creatures”, “Kinds of Kindness”).

Demi, hoje com 61 anos, é um dos pontos fortes do filme. A atriz, que foi um dos maiores nomes de Hollywood nos anos 90, retorna em um dos melhores papéis de sua carreira.

Muito disso se deve à relação da atriz com sua personagem. No livro de memórias de Demi, intitulado “Inside Out”, a atriz reflete sobre como foi objetificada e teve muitos problemas de autoestima ao longo de sua carreira.