Home / Política / Lula diz que não há candidato para presidente da Câmara dos Deputados 

Lula diz que não há candidato para presidente da Câmara dos Deputados 

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que não há um candidato a presidente da Câmara dos Deputados, mesmo depois de se ter reunido esta semana com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o candidato a presidente da Câmara, Hugo Motta ( R-PB). 

Segundo Lula, a presidência da Câmara dos Deputados cabe aos deputados e aos partidos políticos. “O presidente Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato a prefeito”, disse em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (Minas Gerais), nesta quinta-feira (5).

“A presidência da Câmara de Comércio cabe aos partidos políticos e aos deputados federais. Lula não foi questionado sobre o assunto durante a entrevista, mas fez questão de o abordar no final da transmissão, mesmo que não tenha sido questionado. “Vou pegar no microfone da Rádio Vitoriosa e dizer uma coisa”, começa o sujeito. Segundo o PT, o presidente da república, seja quem for o presidente eleito, “é uma responsabilidade tratá-los bem”. “Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado não são o Presidente Lula, é o Presidente Lula que eles precisam”, acrescentou.

O petista disse que sempre tratou bem os presidentes que compõem o parlamento e quer que os “melhores” sejam eleitos como presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. “Que possamos ter dois anos muito, muito bons a partir do próximo ano”, acrescentou. A declaração do petista sobre a não interferência no processo de eleições presidenciais na Câmara dos Deputados e no Senado acontece depois de Lula ter se reunido com parlamentares para tratar do tema.

Por exemplo, Lula reuniu-se com Hugo Motta na quarta-feira (4) para procurar apoios para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados. A reunião, que não estava na agenda do Presidente da República, foi realizada no Palácio do Planalto. Motta esteve acompanhado pelo presidente republicano Marcos Pereira (SP) e pelo ministro dos Portos e Aeroportos, deputado Silvio Costa Filho. Na noite de terça-feira, dia 3, Pereira desistiu de contestar a ordem da Câmara dos Comuns e declarou apoio ao seu correligionário e lendário líder da Câmara. A avaliação dos delegados é que Motta é o candidato consensual à Câmara dos Deputados e é a primeira escolha de todos, mas Lira ainda é favorável a Elmer Nascimento (Sindicato-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) também.