Home / Municípios / Minas Gerais salta da quinta para terceira maior produtora de cachaça no país

Minas Gerais salta da quinta para terceira maior produtora de cachaça no país

O estado de Minas Gerais saltou da 5ª para a 2ª posição no ranking de maior produção e exportação de cachaça do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Pernambuco respectivamente.

Para mais, o estado mineiro é campeão em fabricação de cachaça artesanal tendo em torno de 1,7 mil marcas registradas. 

O diretor geral do IMA, Altino Rodrigues Neto afirmou em entrevista para a imprensa do Ministério da Agricultura do Estado de Minas Gerais que o crescimento e evolução da produção é uma resposta positiva de todos os funcionários que trabalham na produção para os consumidores.

_ Hoje o produtor entende que a certificação agrega valor e abre as portas para o mercado internacional. É um investimento. _ afirmou.

Trajano Raul de Lima, presidente da Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Alambique de Minas acredita que essa qualificação é o que comprova a qualidade do produto e motiva os envolvidos a trabalhar sempre mais.

_ O selo atesta que o produto foi realmente produzido de maneira artesanal e, além disso, permite que os produtores certificados sejam informados e atualizados sobre as últimas inovações tecnológicas na produção de cachaça. _ salienta.

Trajano ainda incentiva que todos os produtores se inscrevam em cursos ainda mais. Em uma forma de qualificar e preparar melhor a equipe em geral. 

_ Meu conselho é que certifiquem o mais rápido possível. O custo para adquirir o selo vale a pena, pois a cachaça terá mais valor no mercado. E para os produtores que ainda estão na informalidade, este pode ser o caminho para se profissionalizar. _ declarou. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *