Uma emissora de televisão Argentina realizou na tarde desta sexta-feira (4) uma live sugerindo suposta fraude nas eleições presidenciais brasileiras.
A coletiva de imprensa foi sediada pelo site argentino ‘La Derecha Diário’, tendo Fernando Cerimedo com porta-voz utilizou supostos dados publicados pelo Supremo Tribunal Eleitoral para afirmar que houve roubo para que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhasse as eleições.
– Este relatório deve ser divulgado da Argentina, pois por ordem do TSE, nenhum meio de comunicação ou grupo privado de pessoas pode divulgar informações que ponham em dúvida o resultado eleitoral deste ano – informou o grupo na live.
Contudo, o próprio Tribunal Eleitoral Brasileiro negou ter passado o fornecimento de dados a emissora e que os mesmo estão tentando distorcer os resultados das urnas.
_ Não é verdade que os modelos anteriores das urnas eletrônicas não passaram por procedimentos de auditoria e fiscalização. Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizados nas Eleições 2018. Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021)_ publicou Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Eleitoral em nota oficial.
O magistrado ainda ressaltou que foram realizadas três avaliações para prevenir qualquer tipo de alteração no resultado e que o programa é protegido por um sistema unificado em todas as urnas. Dessa forma, impossibilita qualquer tipo de fraude.






