O segundo turno de eleições do ano 2022 entrarão para história com o maior número de eleitores que vivem no estrangeiro. De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, quase 700 mil brasileiros estão aptos para votar nas eleições presidenciais deste ano.
Nas redes sociais, brasileiros que estão vivendo em diversos cantos do mundo estão registrando filas enormes para decidirem o futuro presidente da nação brasileira. Portugal, que é o segundo colégio eleitoral fora do Brasil, possui imagens e vídeos divulgados na internet mostrando filas que contornam ruas para votação. Na capital portuguesa Lisboa houve muito tumulto e conflitos devido a eleições brasileiras no primeiro turno, a cidade mobilizou reforços na Faculdade de Direito de Lisboa, único local para votar.
Em Paris, na França, também houve inúmeras filas onde os eleitores esperaram por volta de 4 horas, por lá a votação iniciou na madrugada do fuso horário brasileiro. Quando se deu por encerrado o voto na capital francesa, cerca de 2 mil senhas foram distribuídas para que os cidadãos que ainda estavam na fila pudessem votar. Assim, a votação por lá se estendeu até as 19hrs do fuso horário francês. Brasileiros também se aglomeraram em Zurique, Milão, Dublin, Roma e Berlim.
Os brasileiros que votaram em outras nações relataram que comparando a espera do segundo turno com o anterior a espera foi menor, já que em certos locais existem apenas uma zona eleitoral para estrangeiros.
As eleições no exterior são realizadas de acordo com o fuso horário cada país e foram encerradas em algumas partes dos territórios, com resultados divulgados por boletins de urnas nas redes sociais.
As grandes aglomerações se devem ao fato de que em um país estrangeiro os residentes de outras nações só podem exercer o direito do voto em consulados.






