Em todo estado do Rio de Janeiro cerca de 17 mil escoltas de policiais militares estarão atuando no sistema especial de segurança no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, no dia 30 de Outubro, domingo.
Segundo informações da Secretaria Polícia Militar do Estado do Rio, o esquema foi planejado para garantir paz e segurança no dia de votação. O número de PMs é o mesmo utilizado no primeiro turno, que aconteceu no dia 2 de outubro. No dia, 22 pessoas foram presas por boca de urna.
O esquema se iniciará às 8hrs da manhã deste sábado e se estenderá até a noite de domingo. O planejamento está previsto para 4.844 locais de votação.
A Guarda Municipal vai reforçar o esquema de segurança. Serão disponibilizados 709 agentes em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
As equipes atuarão de 6hrs às 19hrs com auxílio de 29 viaturas e 19 motocicletas em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro.
O agrupamento aeromóvel (GAM) disponibilizará quatro aeronaves, que gerarão imagens em tempo real enquanto estiverem sobrevoando para central de monitoramento instalada no Centro Integrador de Comando e Controle (CICC), que, por seu lado, estará relacionado o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília e com o TRE/RJ.






