O festival, apelidado de “Janjpalooza” em homenagem ao seu criador, foi inspirado em concertos internacionais como o Live Aid e o Free Nelson Mandela Concert realizado nos Estados Unidos em 1985 para arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Em 1988, em Londres, para comemorar o 70º aniversário do líder sul-africano. Com o show gratuito na Praça Mauá, a expectativa é atrair cerca de 40 mil pessoas por dia.
De acordo com a previsão do tempo, espera-se que a chuva em Calioca continue até domingo nesta quarta-feira, mas vai tirar o sono da primeira-dama Janja Lula da Silva. Ela é a fundadora do Festival da Aliança Global de Fome e Pobreza, onde 30 atrações se reúnem e são realizadas em paralelo com a conferência social do G20 ou conferência realizada de quinta a sábado em Porter John para a cúpula do G20.
– Eu me levantei e olhei pela janela [e então vi que estava chovendo]. Não acredito que vai chover no Rio de Janeiro – Janja imitou o sotaque do Rio na Cúpula C20 e disse que os grupos participantes da Cúpula C20 e G20 reunirão a sociedade civil organizada. – Ore e jogue um pouco de sabão para Santa Clara. Para as pessoas de fora do Brasil, acredito que a chuva no Brasil vai parar. Quando eu era jovem, coloquei um pouco de sabão para Santa Clara. Hoje, muitas vezes pedi a ela para deixar chover. Porque o G20 começou _ proclamou a primeira dama.
O plano reunirá figuras proeminentes da indústria da música étnica e do Global Brasileiro para celebrar a diversidade da cultura brasileira e defender “um mundo sem fome, pobreza, pobreza, energia”. Transmissão, Justiça Climática e Representação da Desigualdade”. Trinta e um países aderiram a esta iniciativa, que foi apontada como a principal proposta do Brasil durante sua presidência do G20.
Segundo o Instituto de Economia Aplicada (Ipea), uma das organizações envolvidas no apoio técnico à iniciativa, outros 27 governos fizeram solicitações à presidência brasileira e aguardam aprovação. Cinquenta países demonstraram interesse em aderir à aliança.
– Cheguei antes de Lula ao Rio porque a partir de quinta-feira estamos nos unindo pela arte e cultura mundial. Organizamos um festival. Portanto, estou decepcionada por causa da chuva na Praça Mauá”, disse a primeira-dama.






