Home / Política / A influência de Lula e Bolsonaro nas eleições de São Paulo, Rio, BH e Recife, segundo Datafolha

A influência de Lula e Bolsonaro nas eleições de São Paulo, Rio, BH e Recife, segundo Datafolha

Pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira (23) mostra a influência que, neste momento, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm na disputa pelos municípios de 4 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

As pesquisas, encomendadas pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, são as primeiras desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro, daqui a pouco mais de um mês.
O Datafolha perguntou aos eleitores se votariam ou não em um nome que tivesse o apoio do atual presidente ou do ex-presidente.
Em Belo Horizonte, o apoio de Bolsonaro tem peso semelhante ao de Lula: 24% certamente votariam em um nome endossado pelo ex-presidente, enquanto 23% votariam em um candidato aliado do PT.

No Recife, o índice de rejeição é maior de um nome associado a Bolsonaro (64%) em comparação a um candidato apoiado por Lula (32%).

No Rio, a adesão dos evangélicos a uma candidatura com o aval de Bolsonaro está acima da média: 33% votariam com certeza e 41% não votariam de jeito nenhum. No caso de um candidato apoiado por Lula, 16% certamente votariam e 60% não votariam de jeito nenhum.

Em São Paulo, a maioria (63%) não votaria em um aliado de Bolsonaro, e o apoio de Lula a um candidato é rejeitado por 48% dos eleitores.

Parte dos eleitores de cada uma dessas cidades afirma que votaria em um nome indicado pelo presidente ou por seu antecessor, segundo pesquisa realizada entre 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.