O Brasil vem se destacando nos últimos anos pelos avanços tecnológicos e aumentando os serviços públicos disponibilizados pelo site GOV.BR.
Com cerca de 140 milhões de usuários, o site engloba o equivalente a 80% da população com mais de 18 anos de idade. O GOV.BR fornece a cada usuário um acesso com senha única a diversos serviços tecnológicos facilitando o acesso a informações e trazendo uma proximidade do cidadão brasileiro com o governo.
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, ressaltou que a pesquisa do Banco Mundial era perceber as necessidades do uso da tecnologia na prestação de serviços para a sociedade e o Brasil teve grande destaque nos últimos anos.
_ O estudo do Banco Mundial é muito importante para entendermos as tendências mundiais em governo digital e para demonstrar o protagonismo mundial que o Brasil assumiu nesta área _ destacou.
_ Tal reconhecimento é resultado da execução primorosa de uma estratégia bem planejada, materializada na plataforma GOV.BR, que colocou o cidadão no centro da atuação governamental, utilizando-se de tecnologia para garantir o pleno exercício de sua cidadania _ acrescentou o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
O presidente do Sepro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Gileno Gujão Barreto apontou que a transformação digital é um trabalho invisível, contudo é a solução mais eficaz para demandas socioeconômicas da população brasileira.
_ A transformação digital é um trabalho invisível, mas é a melhor e mais eficiente ferramenta de transformação econômica e social que qualquer governo pode deixar para os cidadãos. O digital inclui as pessoas na economia, melhora o ambiente de negócios, e consequentemente, aprimora a democracia. E por acreditar que a transformação digital é irreversível, trabalhamos arduamente para elevar o Brasil a uma grande potência digital _
O levantamento é feito através da avaliação feita pelo Índice de Sistemas Governamentais Centrais onde os governos de cada país são medidos em quatro quesitos: Índice de Sistemas Governamentais Centrais, Índice de Prestação de Serviços Públicos, Índice de Engajamento do Cidadão e Índice de Habilitadores GovTech.
O Brasil se destacou entre as nações com uma maturidade muito alta nos quatro quesitos avaliados ficando atrás apenas da Coreia do Sul.






