Especialistas financeiros sugerem que a expectativa de queda dos juros nos próximos meses pode abrir caminho para uma aceleração da economia brasileira, favorecendo consequentemente as empresas de pequena capitalização, comumente chamadas de small caps, no mercado de ações. Small caps são caracterizados como empresas de menor porte ou com menores volumes de negociação. Em média, essas empresas apresentam maior volatilidade de preços, mas também oferecem maior potencial de valorização.
_ O Índice Small Cap (SMLL), carteira teórica que reúne ações de empresas com menor capitalização de mercado, acumula alta de 12,40% (até 14/06). _ relata o economista Maxim Wengert em um posto do Linkedin.
Ao analisar esse benchmark, composto por 119 ações, vi que 81 apresentam desempenho positivo em 2023, ou seja, 68% do total no azul.
Nesse grupo, destacam-se as empresas dos setores de varejo, bens de consumo e construção, por estarem diretamente ligadas à economia do país e se beneficiarem do aumento do consumo decorrente da redução da taxa de juros.
Espera-se que a potencial recuperação econômica, impulsionada pela queda antecipada da taxa de juros, crie um ambiente favorável para small caps no mercado de ações brasileiro. Essas empresas, normalmente mais sensíveis às flutuações do mercado, podem sofrer movimentos significativos de preços, tanto para cima quanto para baixo. No entanto, eles também possuem uma maior capacidade de valorização do valor. Particularmente, as empresas envolvidas em atividades de varejo, bens de consumo e construção provavelmente capitalizarão o aumento na demanda do consumidor que acompanha as taxas de juros mais baixas, contribuindo, em última análise, para seu crescimento e lucratividade.
O cenário do mercado de ações brasileiro está prestes a passar por uma transformação, à medida que a perspectiva de queda nas taxas de juros ganha força. As empresas de pequena capitalização, abrangendo uma gama diversificada de empresas, estão prontas para colher os benefícios dessa mudança econômica. As empresas que operam nos setores de varejo, bens de consumo e construção, por exemplo, poderão aproveitar o aumento do poder de compra resultante do aumento esperado nos gastos do consumidor. Isso, por sua vez, pode alimentar o crescimento econômico e criar oportunidades de investimento para aqueles que buscam retornos potencialmente mais altos no mercado de ações.
Embora as small caps sejam conhecidas por sua volatilidade de preços, a queda esperada nas taxas de juros gerou otimismo entre os investidores, dado o potencial de maiores retornos. Como essas empresas geralmente têm capitalização de mercado e volumes de negociação limitados, elas podem responder mais rapidamente à dinâmica do mercado. Os custos de empréstimos reduzidos associados a taxas de juros mais baixas podem oferecer uma tábua de salvação para empresas menores, permitindo-lhes expandir as operações, investir em inovação e aproveitar novas oportunidades de mercado.
_Small Caps está em um momento bom. Tem muitas boas oportunidades… não cabe em uma lista com 10 nomes. O que mais sinto ter deixado de fora neste mês foi Vivara. _ comentou um usuário no post.
Assim, a convergência de taxas de juros em declínio e small caps tem o potencial de revigorar o mercado de ações brasileiro e abrir caminho para um cenário econômico mais robusto.






